Brasília/DF
01 de Abril a 04 de Maio de 2019
ITF Seniors CBT - Confederação Brasileira de Tênis Iate Clube de Brasília Federação Brasiliense de Tênis
Brasília/DF
01/04 a 04/05 de 2019

Sede

Foto: Divulgação

Brasília

Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal, sendo a quarta cidade brasileira mais populosa. No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40 696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60 592,00 reais). Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

O plano urbanístico da capital, conhecido como “Plano Piloto”, foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Fonte: Wikpédia

Foto: Divulgação/Iate Clube de Brasília

Iate Clube de Brasília

O Iate Clube de Brasília está desde 1960 proporcionando o que há de melhor no segmento esportivo e cultural para o brasiliense. A história de nossa Instituição está interligada com a construção de Brasília, pois o patrono do Iate é o grande idealizador da capital federal no cerrado, Juscelino Kubitschek de Oliveira, que se referiu ao clube como sendo ‘a sala de visitas da nova metrópole’. No decorrer dessas quase cinco décadas, muitas melhorias foram realizadas para aprimorar cada vez mais a estrutura e os serviços oferecidos ao quadro social. Confira aqui um pouco da história de uma Instituição de lazer que está entre as melhores do país.

Nascido na cidade mineira de Diamantina, no dia 12 de setembro de 1902, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi, desde o início, um dos grandes incentivadores da construção do Iate Clube de Brasília. Tinha por nossa Instituição um carinho especial e a ela se referiu certa vez da seguinte forma: “O Iate é, de muito, a sala de visita da nova metrópole”. Por tudo o que fez pelo Brasil e pela ligação que tinha com o Iate, Juscelino foi escolhido o patrono do clube. Desta forma, o Site do Iate dedica diversas páginas para lembrar um pouco da vida e obra deste notável brasileiro e reverenciar todo seu legado. Também como forma de homenagear a figura humana e histórica de Juscelino, o Iate criou a Regata JK, que, em 2008, chega a sua 15ª edição. Aqui, você encontrará informações sobre a Regata JK e sobre a vida de Juscelino Kubitschek de Oliveira, incluindo fotos históricas. Também encontrará depoimentos preciosos de pessoas que conviveram intimamente com Juscelino e que deram uma noção mais humana do caráter e presença de espírito deste mineiro inesquecível.

Historias da Fundação

O Plano Piloto da Nova Capital do Brasil – Brasília, ainda era um sonho, mas o arquiteto Lúcio Costa – responsável pela ponte urbanística da cidade, a mando do Presidente Juscelino Kubitschek – já tinha previsto a criação de uma sociedade recreativa, à beira do futuro Lago Paranoá. Com isto em mente, às 20 horas do dia 12 de setembro de 1959 (aniversário de JK) na Sede Social do clube Paranoá (antiga Novacap, hoje, Candangolândia), onze pioneiros da construção de Brasília se reuniram com o propósito de fundar o Iate Clube de Brasília. Estes pioneiros eram: Ernesto Silva, Leo Sebastião David, Caio Brandão Caiubi, Adeildo Viegas de Lima, Aloysio de Carvalho Silva, Agnelo Paz Sobreira, Antônio Alfredo Paranaguá de Almeida Brandão, Moacir Moreira de Andrade, Eloysio de Carvalho Silva, Francisco José Meinberg e Álvaro Alberto Sampaio, que hoje, mais uma vez, conta a verdadeira história e traz à tona fatos, datas, fotos e revela os responsáveis pela transformação de um sonho em realidade.

Fonte: Site Oficial