São Paulo/SP – Em nossa página no Facebook, recebemos com certa frequência diversas solicitações de informações sobre a FENASET, muitos tenistas seniors que ainda não disputam o circuito são os que têm mais dividas sobre a Federação Nacional do Atleta Senior de Tênis do Brasil.
Em contado com a diretoria da entidade sem fins lucrativos, apresentamos a seguir como funciona a FENASET.
O que é a FENASET?
A Federação Nacional do Atleta Senior de Tênis do Brasil foi fundada em 24/09/2014. É pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, formada por seus associados entusiastas da prática do tênis senior.
Ela foi criada pelos próprios tenistas que jogavam regularmente etapas do calendário nacional CBT e ITF, insatisfeitos com a forma como vinham sendo conduzidos e administrados os torneios no Brasil.
A missão da Entidade é de buscar criar melhores condições para os torneios e a participação dos tenistas, representando e defendendo os seniors junto à CBT, COSAT e ITF.
Principais Realizações
Decorridos pouco mais de 4 anos de sua existência, pode-se relacionar as seguintes conquistas e ações para os seniors:
– Um ótimo ambiente de relacionamento e parceria com a CBT/COSAT/ITF. federações, organizadores de torneios e jogadores.
– Delegação por parte da CBT para elaboração do Calendário de Torneios (substituição de locais de difícil acesso e baixa atratividade por outros em capitais, em clubes com ótima infraestrutura), revisão do Regulamento Seniors, revisão do Caderno de Encargos, revisão dos Critérios de Convocação de Equipe para os Mundiais, emissão de carta ao Ministério dos Esporte para liberação de tenistas funcionários de empresas públicas para competições.
– Resolução de problemas diversos dos tenistas junto à CBT e ITF (IPIN, inscrições, pontuação, fact sheet, etc)
Composição
A FENASET é constituída por uma Diretoria Executiva (DE), Conselho Deliberativo (CD) e Conselho Fiscal (CF).
A atual gestão (biênio 2019 – 2020) tem a seguinte composição:
Presidente da DE: Amadeu Façanha
Vice-Presidente: Wong Kwan
Secretário-Geral: Luiz Heeren
Diretora Jurídica: Diva Menechelli
Diretor Técnico: Alexandre Lobo
Diretor Financeiro: Wilson Bertei
Representante dos Atletas: Roger Guedes
Colaboradores: Fátima Kreimer, Fernando Doria e Felipe Munno
Presidente do CD: Galba Couto
Secretária: Tania Candemil
Conselheiros: Marcelo Krebs, Marcio Iorio, Alberto Kieling, Telmo Xavier, Gerson Rezende, João Sucupira, Eduardo Peixoto, Ricor da Silveira, Carlos Paz, Washington Nilo
Presidente do CF: Nelson Germann
Conselheiros: Mario Larangeira, Jurandir Sebastião
Financeiro
Como Federação Nacional, a entidade tem custos obrigatórios por Lei para a sua organização e funcionamento. Ela vive exclusivamente de doações e contribuições/anuidades de seus associados. A sua capacidade de realizações está diretamente relacionada com o volume destas contribuições, de forma regular.
Durante cerca de 2 anos, as despesas foram bancadas pelos membros da DE. Em 2018, devido à inexistência de receita, discutiu-se a extinção da Entidade.
Num último esforço, elaborou-se um Planejamento Estratégico (Ações e Metas) e uma Campanha de Captação, onde um grupo de tenistas fez doações dando sobrevida à Entidade. Posteriormente, realizou-se uma outra Campanha visando a adesão de Associados com o pagamento da anuidade 2019. Conta atualmente (abril 2019) com 88 AAs (Associados Adimplentes), ainda insuficientes para cumprir as metas de 2019. Relatórios de Atividades trimestrais tem sido enviados aos AAs dando governança e transparência às ações realizadas, receitas e despesas, planejamento, notícias, etc.
Informações Finais
Recentemente, a FENASET estabeleceu contato com a NSMTA (National Seniors Men Tennis Association), um equivalente à Fenaset nos Estados Unidos, recém-criada (A NSWTA já existe há mais de 40 anos). Após várias trocas de informações, verificamos que os problemas são muito parecidos. E as soluções também. Acreditamos estar no caminho certo. Convidamos os cerca de 400 outros tenistas seniors que jogam os torneios a se associarem à FENASET, apoiando esta Entidade e, principalmente, o trabalho a realizar. Juntos, o caminho a trilhar será percorrido mais facilmente!
Comentários sobre o post