Salvador/Bahia – Foram definidos, neste sábado, os últimos campeões da Copa Costa Verde Atakarejo, realizado no Costa Verde Tennis Clube, em Salvador (BA), evento ITF MT400. O torneio se encerrou nesta edição com um upgrade de status e maior pontuação para o ranking da Federação Internacional de Tênis.
O baiano Evaldo Junior, um dos principais técnicos locais que revelou vários talentos da região, derrotou o cabeça de chave 3, Emerson Mangabeira, por 6/2 6/4 e levantou o título na categoria 45 anos em casa, o primeiro na carreira no circuito Masters ITF.
O colombiano Rafael Quintero, radicado em Salvador, faturou o caneco nos 55 anos ao bater na final o cabeça de chave 1, o brasileiro Carlos Cucchi por 6/4 7/5. Esta é sua segunda conquista em Salvador repetindo o feito de 2019.
Nos 40 anos masculino, Adelmo Evangelista, o Adelmo Federer, ex-número 1 do mundo e atual 24º colocado, superou o cabeça 2, Felipe Gentil, por 6/2 6/4. É sua segunda conquista em simples no ano em que venceu o torneio de Brasília (DF) e a oitava na carreira.
“Foi um jogo bem controlado, meu adversário não exigiu muito de mim, chegou bem debilitado após ter ficado cinco horas em quadra ontem jogando duas partidas, estava sentindo a perna. Independente do adversário foi uma conquista de grande porte. Jogar na Bahia é muito especial, me sinto em casa, pessoas do clube me abraçam, sempre tem um gostinho especial pelo tratamento que recebo aqui. Me sinto mais em casa aqui do que em São Paulo. É formidável jogar aqui”, vibrou Adelmo.
Neste sábado, Eder Rezende, terceiro favorito, foi campeão derrotando o uruguaio Gabriel Aguilar na final por 2/6 6/1 1/0 e abandono. Nos 30 anos, o sergipano Victor Maynard superou Diego Natividade na final por 6/3 6/1. Nos 35 anos, Edson Junior foi campeão superando Eric Souza por 6/1 6/0.
A competição internacional contou com 132 atletas de oito países. Além do Brasil tiveram tenistas da França, Colômbia, Bolívia, Itália, Uruguai, Suíça e Portugal que disputaram simples, duplas e duplas mistas em categorias desde os 30 até acima dos 80 anos.
Hall dos Campeões:
Masculino Simples:
30 anos – Victor Maynard (BRA)
35 anos – Edson Junior (BRA)
40 anos – Adelmo Evangelista (BRA)
45 anos – Evaldo Junior (BRA)
50 anos – Leonardo Azevedo (BRA)
55 anos – Rafael Quintero (COL)
60 anos – Eder Rezende (BRA)
65 anos – José Gilbertinho (BRA)
70 anos – Dennis Marcondes (BRA)
75 anos – Pedro Silva (BRA)
80 anos – José Silvestre (BRA)
Masculino Duplas:
30 anos – Paulo Fraga e Victor Maynard (BRA)
40 anos – Adelmo Evangelista e Paulo Roberto (BRA)
45 anos – Evaldo Junior e Emerson Mangabeira (BRA)
50 anos – Leonardo Azevedo e Alexandre Gonzaga (BRA)
55 anos – Carlos Filho e Claudio Melo (BRA)
60 anos – Graciliano Graciliano e Jose Hasselmann (BRA)
65 anos – Eurismar Ferreira e José Gilbertinho (BRA)
70 anos – Wong Kwan e Dennis Marcondes (BRA)
75 anos – Pedro Silva e José Silvestre (BRA)
Feminino Simples:
30 anos – Beatriz Melo (BRA)
40 anos – Meire Yamazaki (BRA)
50 anos – Adriana Carmo (BRA)
60 anos – Diva Menechelli (BRA)
Feminino Duplas:
30 anos – Idelane Andrade e Lucimere dos Santos (BRA)
50 anos – Iracema Cabral e Meire Yamazaki (BRA)
Duplas Mistas:
45 anos – Idenir Medeiros e João Silva (BRA)
60 anos – Gabriel Aguilar e Nilda Santana (URU/BRA)
A Copa Costa Verde Atakarejo teve o patrocínio do Atacadão Atakarejo assim como da SETRE – Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Governo do Estado da Bahia através do programa Faz Atleta. O evento é uma realização do Sindiclube da Bahia, com chancela da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Bahiana de Tênis.
Comentários sobre o post