São José do Rio Pardo/SP – Se você chegar a cidade de São José do Rio Pardo e perguntar por dona Maria Helena, com certeza alguém vai apontar onde mora e o que representa esta guerreira para o esporte local.
Tenista dedicada, ela fez uma carreira maravilhosa no VIP, como era chamada na época o circuito de Masters, categoria da ITF – Federação Internacional de Tênis que reúne tenistas dos 30 aos 90, 95… anos.
Dona Maria Helena Xavier Barbosa é daquelas pessoas que nós amamos só por falar com ela alguns minutos. Culta, posições firmes em suas considerações e sempre pronta a ajudar. Lembro das inúmeras vezes que estive em um evento em que ela disputava jogos interessantes contra adversárias as vezes mais forte e mais jovens, mas nunca perdia a linha nas derrotas (poucas) e nem tão pouco a classe nas conquistas. São incontáveis os títulos em simples e duplas conquistados por esta guerreira.
Eu a elegi minha madrinha no tênis, lembro da primeira vez que a vi em quadra, local onde ela se sentia em casa. Porto Alegre, Porto Seguro, Angra dos Reis, São Paulo, Brasília, Salvador, Goiânia, o quer que houvesse um evento lá estava ela. Aos 90 anos, não frequenta mais as quadras em competições, mas de vez em quando ainda faz aulas, costuma dizer que o tênis e parte de sua vida.
A jornalista Natália Tiezzi fez uma linda homenagem a tenista que merece esta e muitas outras pois pra nós é a nossa madrinha. Clique aqui e leia o belo texto de Tiezzi.
Luiz Fernandes
Comentários sobre o post