Boston (EUA) – Juanita Cross, uma afro-descendente de 93 anos, é uma prova de como a atividade física faz bem à saúde. Apesar da idade avançada, ela se mantém ativa, dirigindo, varrendo o quintal, jogando tênis e sinuca. A prática de esportes vem desde quando fazia o colegial e jogava basquete. Sua história foi contada por Johnathan Kirland, colunista esportivo do jornal “The Gazette-Virginian”.
O amor pelo tênis surgiu quando de suas visitas à sua mãe e avós em South Boston. “Eles tinham um campo onde colocaram uma rede de tênis e foi assim que comecei a bater bola”, conta Juanita Cross. Ela tem vários troféus e placas em sua casa.
Ela competiu em mais de 50 torneios de tênis, incluindo as Olimpíadas Sênior, o Super Sêniors e defender o Departamento do Trabalho do país. Também atuou como treinadora voluntária do time feminino colegial, que lhe ofereceu uma festa no seu 90º aniversário. Juanita também gosta de cantar e conseguiu vários prêmios. Perguntada sobre o que a motiva a ser tão ativa, respondeu: “É uma coisa a fazer, ao invés de apenas ficar em casa. Se você fica em casa, deitado, vendo TV, você fica gordo e eu não quero isso.”
Perto de completar 94 anos, Juanita ainda tem a mente lúcida, é hábil no tênis, na sinuca e na direção de seu carro e casa, é uma pessoa independente. Quando comentam que o que ela faz é estupendo, responde, rindo: “Eu também acho.”
Comentários sobre o post