Madison/Wisconsin/EUA – O tenista John Powless, faleceu na última quinta-feira (20/05), aos 88 anos em sua residência. Ele foi um competidor de enorme sucesso no circuito da ITF Tennis com uma carreira histórica no tênis e basquete
John esteve diversas vezes ao Brasil, onde disputou eventos Seniors em Brasília, Porto Alegre e São Paulo, com
sua forma alegre de ser, e suas piadas, e companheirismo, tornou-se uma figura ímpar nos torneios brasileiros de tênis Seniors. Sempre dizia que adorava o país, e os amigos que fez por aqui.
Tinha como habito, treinar logo cedo, era comum vê-lo bater bolas sempre animado e com os olhos sempre atentos a bolinha. Exímio competidor, ele jamais perdeu em um torneio disputado no Brasil.
Nascido em Flora, Illinois, Powless era um esportista talentoso e se destacou no basquete e depois no tênis durante a sua infância.
Por seis anos, ele foi capitão e treinador da equipe americana Júnior da Copa Davis, tendo anteriormente treinado a equipe de basquete masculino da Universidade de Wisconsin por oito temporadas, mas foi o tênis que dominou sua vida esportiva.
Powless foi número 1 do mundo no ranking de Seniors da ITF – Federação Internacional de Tênis em quatro categorias (idades), dos 70+ (julho de 2004), depois assumiu o primeiro posto nos 75+, 80+ e 85+.
John colecionou 69 títulos de simples no ITF Seniors Tour entre 2002 e 2019, o mais importante na categoria 80+, quando venceu o Campeonato Mundial de Super-Seniors de 2013 na Áustria. Ao todo, ele conquistou 288 vitórias, e teve apenas 21 derrotas, um notável aproveitamento de 93% de vitórias na carreira Seniors.
Atuando nas duplas, John conquistou títulos no Campeonato Mundial de Duplas ao lado de George McCabe em 2017 e King Van Nostrand em 2019 e teve sucesso consecutivo com os EUA no Campeonato Mundial de Equipes Seniors, colecionando títulos por equipes em 13 ocasiões entre 1999 e 2019.
Nomeado “Tenista Sênior do Milênio” em 1999, ele foi introduzido no Hall da Fama do Tênis Sênior dos EUA em 2000.
Em sua última competição oficial, em novembro de 2019, ele sagrou-se campeão na categoria 85+ do ITF Seniors de San Isidro na Argentina.
Luiz Fernandes
Comentários sobre o post