Clique aqui e confira todos os finalistas .
Brasília/DF – Foi concluída na tarde deste sábado (27/04/2024) a 13ª edição do ITF Masters 700 de Brasília, competição que reuniu 300 tenistas inscritos dos 30 aos 80 anos, em simples e duplas, com jogos disputados nas quadras do Iate Clube de Brasília. A competição contou pontos para o ranking mundial da ITF – Federação Internacional de Tênis.
O diretor da competição, Gilson Luz que fez questão de entregar o maior número possível de troféus aos finalistas estava muito feliz pelo fechamento de mais uma edição do torneio. “Queridos(as) tenistas, agradeço imensamente a presença de todos vocês em nosso torneio, espero reencontrá-los(as) em 2025!!!, Muita Paz, Saúde e muito Tênis para vocês!!!
No último dia de disputas foram definidos os campeões das categorias MD40, MD35, WD40, XD30, XD45, MS30, MS35, MS40, MS45, WS30, WS40 e MS60.
Na decisão da categoria MS60, os paulistas Ricardo Jean Tomb e Ricardo David Rizk repetiram o duelo travado em 2023. Tomb deu o troco no “rival”, ao vencer por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4. “Não saquei bem, ano passado fiz a final com ele aqui, fui surpreendido, desta vez, procurei controlar mais a partida e deu certo”, disse Tomb.
Já na decisão da categoria MS35, o brasiliense Rodrigo Starling, formado nas categorias de base do Iate, com toda a torcida a favor, superou em duelo espetacular o paulista Leandro Queiroz, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 7/6(5).
“Quando ele sacou no terceiro set em 5/3, procurei relaxar, curtir o jogo, ele voleia muito bem, sabia que tinha que faze-lo sair da zona de conforto, achei um jeito e no tenso tiebreak, acabei sendo mais feliz. Ele é um grande adversário, espero poder enfrenta-lo novamente”, disse Starling.
“Eu sempre quis jogar esta competição, Brasília é um dos melhores torneios que temos no circuito”, disse Queiroz. “Ele (Starling) fez por merecer, foi um jogo duro, decidido nos detalhes, tive as minhas chances, saquei em 5/3 no terceiro, também tive minhas chances no tiebreak, mas ele foi mais feliz” finalizou Queiroz que tem uma academia de tênis e beach tennis em São Paulo.
Na categoria MS40, o bauruense Ismael Fernandes Jr., foi superado pelo gaúcho de Santo Cristo, Gabriel José Gerhard, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1. “Estou muito feliz por vencer o Ismael, foi uma partida bem disputada, o resultado não deu esta impressão, mas eu precisei lutar muito para conquistar o meu segundo título MT700”, disse Gerhard que em dezembro venceu a sua categoria na Copa Yone Borba Dias em Porto Alegre.
Na categoria MS45, O brasiliense Antonio Amaro da Silva Filho, superou o ex-número 1 do mundo, o bauruense André Cury, de virada, ao marcar 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/0 e 6/0. “Senti um puxão no músculo da perna, a partir do segundo set não tive como acompanhar o ritmo necessário para me impor” Disse Cury que jogaria ao lado de Ismael Fernandes a decisão nas duplas MD40, mas acabou desistindo.
“Vim preparado para a partida, fazia bastante tempo que eu não ganhava do Cury, hoje, no primeiro set ele foi perfeito. No segundo, eu errei menos, procurei abrir a quadra para cansar um pouco mais ele, deu certo, acabei saindo vencedor”. Disse Amaro. “Vou jogar mais torneios este ano, vou a Lima no Peru, e em novembro estarei em Porto Alegre”, finalizou o brasiliense.
Na categoria MS50, o brasiliense Marcelo Aires Ferreira, principal favorito, venceu o seu conterrâneo Frederico José Cabral, ao marcar 2 sets 0, parciais de 6/2 e 6/2. Na cerimônia de premiação, ambos lembraram que começaram a jogar tênis nas “escolinhas” do Iate, e com o mesmo professor, Hayrton Ferreira, que é pai de Marcelo.
Na categoria WS30, Roberta da Fontoura Oliveira, neta de Enni Fontoura, que ao lado da Yone Borba Dias foi uma das idealizadoras do VIP, nome depois mudada para os Seniors, que agora foi reclassificado como Masters, superou Bianca Faria Grossi por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/1. “Sempre quis jogar o torneio Yone Borba Dias, mas tive que esperar completar a idade mínima pra entrar. Joguei em Porto Alegre e agora aqui em Brasília. Sua irmã Fernanda Oliveira também arrebatou o título nos WS35.
Na categoria WS40, Paula Camara venceu em grande partida Mariana Pettersen por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 5/7 e 6/2.
Duplas
Na categoria MD40, Francisco Caetano e Adelmo Evangelista nem precisaram entrar em quadra, já que Ismael Fernandes e André Cury desistiram, devido a contusão de Cury nas simples.
Na categoria MD35, Felipe Carneiro de Paiva e Ulisses Junior de Oliveira Paiva venceram Alexandre Reitzfeld e Bruno Sousa, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6(4).
Na categoria WD40, Luciana Pagnano Ribeiro e Laura Prochnow venceram Iara Amaral e Paula Camara, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.
Na categoria XD30, Rafael Valle ao lado de Roberta da Fontoura venceram Mariana Pettersen e Marcelo Aires Ferreira por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 10-8.
Na categoria XD45, Fabiana Sanae Nakagawa Lee e Lee Tsun venceram Laura Prochnow e Douglas Velasquez, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/5.
O ITF Masters Tour 700 de Brasília é uma realização do Iate Clube de Brasília e tem a chancela da CBT – Confederação Brasileira de Tênis, e a supervisão da ITF – Federação Internacional de Tênis.
Luiz Fernandes
Comentários sobre o post