Porto Alegre/RS – A noite de quarta-feira foi especial com a tradicional cerimônia de abertura do 37º Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias. O evento é da categoria MT700 do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis e conta com 200 atletas de 13 países na Associação Leopoldina Juvenil. O evento vai até o sábado, 4, e tem o financiamento do Pró Esporte Lei de Incentivo e Fundo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer.
A quadra central da Associação Leopoldina Juvenil recebeu autoridades como o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, Felipe Camozzato, Dep. Estadual representando a Assembleia Legislativa de Porto Alegre, Paulo Cesar Verardi, Diretor de Fomento da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (SEL), o diretor do torneio, Ennio Moreira, Laura Moreira, diretora da ProTênis Promoções Esportivas, Bruno Vanuzzi, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da Multiplan, Rogério Pivotto, Gerente de Canal Direto Regional Sul da Claro, Jairo Murliki, diretor do Grupo Murliki – Metrópole Eventos, e Eduardo Chemale, presidente da Federação Gaúcha de Tênis.
Foram homenageados em quadra os atletas Carlos Behar, terceiro do mundo na categoria 65 anos, a italiana Karina Lojo, sétima colocada nos 30, o paulista Ricardo Tomb, número 1 do mundo nos 60 anos, e Monica Yanagi, oitava do mundo nos 55 anos. Marcou presença também o neto de Yone Borba Dias, Filipe Costa, que disputa pela primeira vez o evento na categoria 45 anos.
“Temos tenistas de treze países, onze entre os dez melhores do mundo e acima de tudo muita disposição e integração dentro de fora das quadras. Este é o perfil do já tradicional Seniors Internacional de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias que a cada ano proporciona que a capital gaúcha se torne a capital mundial do tênis Masters. Queríamos agradecer aos atletas mais próximos e aos que viajam milhares de quilômetros para disputarem a competição. Importante salientar que este torneio vem acontecendo há 37 edições onde já enfrentamos diversas dificuldades e crises que nosso país enfrentou nos últimos anos, mas continua com o apoio dos nossos patrocinadores e este pela primeira vez com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através do Pró-Esporte. Acreditamos ser um dos poucos torneios com tamanho número de edições realizadas e isso só foi possível graças ao trabalho, luta e perseverança de Yone Borba Dias. Agradecimento especial à Associação Leopoldina Juvenil e também ao patrocínio da Claro, o co-patrocínio da golden Lake/Multiplan e o apoio da FILA e o apoio e financiamento do Pró-Esporte, Lei de Incentivo e fundo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Esporte e Lazer”, disse o emocionado Ennio Moreira.
Paulo Cesar Verardi destacou: “Para vocês terem uma ideia, ao longo de 2023, recebemos cerca de mil projetos pela Lei de Incentivo. Quando a gente participa de um evento como esse onde se celebra trajetória de conquistas , boas práticas de uma modalidade esportiva tão importante para o mundo, temos convicção que vale a pena”, declarou.
Ricardo Gomes destacou: “Quero parabenizar pelo clube e todos os que organizaram e os patrocinaram e dizer que primeiro uma homenagem justa à Yone e que vocês estão fazendo muito mais que um grande torneio. Estão fazendo um clube melhor e uma vida melhor para quem mora em Porto Alegre e uma cidade melhor para todos nós”. Após a cerimônia, as autoridades e os atletas participaram de um coquetel no bar inglês da Leopoldina Juvenil.
A competição segue nesta quinta-feira com a presença de atletas do Brasil, Chile, Argentina, Alemanha, Itália, Venezuela, Tunísia, Nova Zelândia, França, Uruguai, Colômbia, Austrália e Canadá brigando pelos títulos desde a categoria mais jovem, a dos 30 anos, até acima dos 80 anos em simples, duplas e duplas mistas, sempre em classes divididas de cinco em cinco anos. O evento tem a presença de onze atletas entre os 10 melhores do mundo nas respectivas categorias.
A 37ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias conta com o patrocínio da Claro, copatrocínio do Golden Lake Multiplan e apoio da FILA. O evento tem o financiamento do Pró Esporte Lei de Incentivo e Fundo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer. O torneio é uma realização da ProTênis Promoções Esportivas, com produção da Metrópole Eventos, e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis.
Comentários sobre o post