Porto Alegre/RS – O argentino radicado em Porto Alegre Matias Epifánio, venceu nesta sexta-feira o gaúcho Marcelo Maciel, conquistando o título da 37ª edição do Seniors de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias.
Em duelo bem disputado, Epifánio marcou 2 sets a 0, parciais de 7/6(6) e 6/3, conquistando o título e somando os 700 pontos distribuídos pelo evento que tem a graduação ITF MT700.
Neste sábado, último dia da competição, o Ricardo Tomb que na semifinal superou o sorocabano Hélio Ferreira por 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/1 e 6/2, vai enfrentar paulista Ricardo Rizk que na outra partida das semifinais, venceu o chileno Claudio Traverso, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2.
Invicto na capital gaúcha, Tomb vai enfrentar Rizk pela terceira vez no Circuito de Masters. No confronto direto, uma vitória para cada lado. Na última, disputada em Brasília, Rizk saiu vencedor.
Devido as fortes chuvas, as partidas iniciais desta sexta-feira foram disputadas na quadras cobertas da ALJ. “Não estou acostumado a jogar na quadra coberta, mas as quadras aqui são muito boas e condições parecidas com as de fora, muda um pouco o ambiente, estranhei um pouco, meu adversário começou muito bem, no segundo set me adaptei melhor”, apontou Tomb que vai em busca do quinto título no evento e soma 15 vitórias em 15 jogos no torneio (campeão em 2017, 2018, 2021 e 2022): “Todas as vezes que joguei aqui acabei ganhando . O ambiente é muito bom, as quadras. Quando o torneio é bom, o nível é bom, sempre nos motiva a jogar acima do que se joga”.
Sobre seu rival deste sábado, ele admite ter maior responsabilidade e espera uma dura batalha: “Rizk conheço ele, cada um ganhou uma, será um jogo muito bom, nível dele é muito alto. Tenho uma pressão a mais por ser o número 1, estou defendendo todos os pontos que fiz ano passado, aqui é um deles”.
Já Rizk entrará sem nada a perder: “A final a responsabilidade é dele (risos). Jogamos muito juntos em São Paulo, nos conhecemos muito bem, partidas sempre parelhas, só em Goiânia tive uma pane. A pressão é dele, é o número 1, tem que defender os pontos, eu estou somando”, apontou o paulista que na semifinal adotou a tática do saque e voleio: “Semi foi bastante difícil, a chave foi a pressão, joguei pra cima, metade do primeiro set fui pra cima, saquei e subi, todos os games quase com 30 iguais, 40 iguais, mas saquei firme e fui bem na rede”, destacou.
O último dia terá a definição dos campeões nas categorias mais jovens, os Young Masters com campeões a serem definidos nos 30, 35, 40 e 45 anos no masculino e feminino , além da definição das campeãs no 60 feminino. As finais terão transmissão das 10h até 14h pelo canal 520 da NET ou 20 HD, pelo link https://www.bahtv.com.br/assista-ao-vivo/ ou pelo Youtube pelo link https://www.youtube.com/@bahtv7035
A competição tem a presença de atletas do Brasil, Chile, Argentina, Alemanha, Itália, Venezuela, Tunísia, Nova Zelândia, França, Uruguai, Colômbia, Austrália e Canadá brigando pelos títulos desde a categoria mais jovem, a dos 30 anos, até acima dos 80 anos em simples, duplas e duplas mistas, sempre em classes divididas de cinco em cinco anos. O evento tem a presença de onze atletas entre os 10 melhores do mundo nas respectivas categorias.
A 37ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias conta com o patrocínio da Claro, copatrocínio do Golden Lake Multiplan e apoio da FILA. O evento tem o financiamento do Pró Esporte Lei de Incentivo e Fundo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer. O torneio é uma realização da PróTênis Promoções Esportivas, com produção da Metrópole Eventos, e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis.
Comentários sobre o post